• i-PSI

Jéssica Kuhn comenta "Um bom ano"

i-PSIne 🎬

"Um bom ano"

Nacionalidade: Reino Unido/EUA

Ano: 2006

Direção: Ridley Scott

Gênero: Comédia romântica

Duração: 1:58

Plataforma: Claro Vídeo, Google Play


Não, obviamente não estamos em 2020. O título se refere a uma boa safra de vinhos - cujo universo permeia todo o desenrolar da trama.

Ela marca o reencontro do ator Russel Crowe com o diretor Ridley Scott após o sucesso de "Gladiador" (2000). Aliás, você imaginaria que quem também dirigiu "Blade Runner" e "Prometheus" estaria por trás de um filme como esse?

O fato é que Scott vive na região francesa de Provence há muitos anos, a poucos minutos de onde ocorreu a locação do filme. O roteiro no qual a obra se baseia foi uma sugestão sua ao seu amigo - e vizinho - Peter Mayle. Ambos possuem vinhedos nos arredores.

Crowe, desta vez, é um banqueiro londrino que herda um vinhedo de seu tio em Provence. Ele viaja para lá com a finalidade de vendê-la e assim fazer um bom negócio.

Mas o contato com a cultura e as tradições locais, tão opostas ao seu estilo de vida, e também com a personagem de Marion Cotillard, não passa despercebido e começa a influenciar as decisões do banqueiro. Assim, a vinícola que precisa de reforma acaba servindo como metáfora para a reforma íntima pela qual o personagem principal deverá passar.


#JéssicaKuhn #iPSIne #UmBomAno #RidleyScott

7 visualizações