• i-PSI

Jéssica Kuhn comenta “Que mal eu fiz a Deus?"

i-PSIne 🎬:

"Que mal eu fiz a Deus?"

Nacionalidade: França

Ano: 2014

Direção: Philippe de Chauveron

Gênero: Comédia

Duração: 1:36

Plataforma: Netflix, Apple TV, Now, Google Play, YouTube



O tema é sensível, e diante da intensificação dos movimentos migratórios em anos recentes, se faz presente nos mais variados contextos sociais mundo afora. Em muitos casos, o medo do desconhecido ajuda a explicar a força dos preconceitos étnicos, raciais, religiosos. A exposição ao Outro que nos parece "diferente" pode ser a melhor maneira de percebermos o quanto somos semelhantes.

Abordar tais questões numa comédia poderia não parecer uma boa ideia. Afinal é necessária muita habilidade para manusear estereótipos capazes de fazer rir sem ao mesmo tempo reforçá-los. Pode até ser que seja o caso de uma ou outra cena aqui, mas o que mais vemos neste roteiro é a transformação em estereótipo do próprio ato de recorrer a eles como justificativa para ações que sem eles não fariam qualquer sentido.

E isso é feito com um humor divertidamente ácido, que flagra contradições e inconsistências que poderiam jazer latentes mesmo nas ações de pessoas atentas ao problema, dispostas a não eternizá-lo. Olhar para a questão ao mesmo tempo com proximidade e distanciamento - com o filtro do senso de ridículo potencializado pelo humor - permite que nos coloquemos na pele de cada um dos diferentes personagens e tenhamos uma dimensão mais nítida dos motivos e dos efeitos de cada atitude exibida na tela.

Um casal católico muito tradicionalista e apegado ao que vê como valores "nacionais" franceses experimenta surpresas sucessivas - e, para eles, desoladoras - diante das escolhas sentimentais de cada uma das quatro filhas.

Mas este não é o único ponto de vista explorado, o filme se beneficia muito das nuances obtidas quando se revela o modo como a questão é percebida e sentida pelos demais personagens. Sem falar na ótima direção e excelentes interpretações.

Enfim, um mergulho que consegue ser leve e divertido no tema de como se dá a nossa percepção em relação ao que nos é diferente. Um mergulho que você não pode perder!


Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #QueMalEuFizaDeus #PhilippedeChauveron

15 visualizações