• i-PSI

Festival de filmes traz olhar francês sobre as inquietações humanas


O MyFrenchFilmFestival está de volta. Em sua décima edição, este ciclo de filmes franceses disponíveis on line segue gratuito para o público brasileiro.


No período entre 16 de janeiro e 16 de fevereiro será possível conhecer as mais recentes produções francesas (há também três filmes belgas e um suíço) e votar no seu preferido. Dez longas e dez curta-metragens integram a competição.


Além da oportunidade de conhecer melhor o modo francês de fazer cinema, mergulhar nas sonoridades do idioma, nas nuances dos diálogos e roteiros, no estilo de interpretação, no ritmo e nas escolhas da direção - que acabam determinando uma maneira diferente de contar e mostrar uma estória, a i-PSI destaca dois filmes que podem suscitar boas reflexões nas pessoas interessadas em Psicanálise.


O que há de errado numa escola de onde um professor se atirou pela janela e na qual as pessoas parecem reagir ao fato com indiferença? O mergulho no conhecimento deve levar ao desprezo por aqueles que não o possuem? Num ambiente onde os comportamentos não correspondem à nossa ideia de normalidade, como saber se já atravessamos o limiar da paranóia? Perguntas que ficam para nós, e sobretudo para "O Professor Substituto", título do primeiro filme.


Já "Perdrix" apresenta-se como uma comédia não convencional, na qual o surgimento de uma pessoa na vida do protagonista traz a ele e sua família profundos questionamentos existenciais. Até onde cada um pode e quer ir? Há espaço para visões fechadas quando se trata da natureza do amor, dos relacionamentos e mesmo da liberdade?


Fique por dentro da programação e das outras atividades oferecidas pelo festival acessando o site www.myfrenchfilmfestival.com/pt.



#filmesfranceses #perdrix #oprofessorsubstituto #myfrenchfilmfestival

0 visualização